Foi Notícia

2010, Ano Internacional da Biodiversidade

visite o portal
Biodiversidade portal

Divulgação da sessão de formação sobre a PORDATA,
promovida pela RBE e Fundação Manuel dos Santos.

Participantes: Alunos do 11ºD: Cláudia Dias
                                                    Cláudia Teixeira
                                                    Nuno Pinto
                                                    Pedro Silva
                         Olga Afonso
                         Orlando Lopes

Público-alvo: 10ºD e 11ºD                                  6 de Dezembro de 2010
Local: Biblioteca Escolar e sala 15

:.Opinião dos alunos sobre a PORDATA

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
25 de Outubro
A Biblioteca da tua escola é um espaço a descobrir… e a utilizar.

:: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/lugares/nunogoncalves/apontamentos.htm

este é o link para ficares a conhecer um pouco da história das bibliotecas escolares.

Sobre Bibliotecas:

“Foi em Alexandria, durante os 600 anos que começaram por volta do ano 300 a.C., que os homens, num sentido já nítido, iniciaram a aventura intelectual que nos levou às costas do espaço. (…) Alexandre defendia o respeito pelas culturas estranhas e a busca, sem restrições, do conhecimento (…) A sua cidade foi construída de uma forma generosa, com o intuito de ser um centro mundial de comércio, cultura e saber. Foi embelezada com avenidas de 30m de largura, arquitectura elegante e estatuária, (…) e um farol enorme, Faros, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Mas a maior maravilha de Alexandria era a sua biblioteca e o museu que lhe estava associado (…)”
               Cosmos, Carl Sagan (cientista e astrónomo americano)

:: Mais citações sobre as bibliotecas - clique aqui

Centenário da República
Espreite os vários sites relacionados com os 100 anos da República.
clique na imagem)

:: Aconteceu na Biblioteca...
                  Sabem o que os professores de História descobriram?

Que o professor de Ciências Físico-Químicas, José Manuel Conceição, é um grande entendido em tudo o que se relaciona com a vida e obra de António Sérgio.
No dia 19 de Fevereiro, o professor José Manuel Conceição deu uma palestra na Biblioteca, sobre aquele que foi um ilustre pensador, escritor e pedagogo do Portugal do século XX – António Sérgio de Sousa - autor de uma vasta obra que se estende da teoria do conhecimento, à filosofia política e à filosofia da educação, passando pela filosofia da história.
                                          ver imagens da palestra

Para saberes mais sobre este vulto da cultura portuguesa, consulta:

:: Os alunos do 7ºC fizeram a árvore de Natal da Biblioteca Escolar e decoraram o espaço a seu gosto.

::
Histórias para Contar ConsigoA escritora Margarida Fonseca Santos esteve na nossa Biblioteca e conversou durante 90 minutos (que passaram num instante com os alunos das turmas 10º A e 10ºF. Tudo aconteceu no dia 10 de Dezembro. Na sua vasta obra, incluem-se livros para crianças, jovens e adultos. O livro do mês, Histórias para contar consigo, agradou muito aos alunos do décimo ano. A escritora ofereceu ainda à Biblioteca duas obras suas: Mais Poste Menos Poste e O Nº 11.
           Podes ver aqui algumas fotos do encontro.

:: Veja também as fotos de outros eventos (clique aqui) realizados na BE:

:. Feira dos minerais dinamizada pelo grupo de Ciências e a visita de estudo dos alunos do        1º ciclo da Escola Nova Apostólica e do Externato Nova Oeiras, que vieram conhecer a        Biblioteca e assistir a algumas experiências científicas. Na visita guiada à BE, os alunos        foram conduzidos pelos nossos alunos do 7ºC, que formam o Conselho de Leitura.

:. Sessões sobre “As Origens do Jazz” - O pianista, Paulo Nazareth, explicou muito bem         como nasceu e chegou à actualidade este género musical, sempre devidamente ilustrado.         A cantora Bárbara Lagido, com a sua excelente voz, demonstrou a grande variedade         melódica, harmónica e rítmica deste tipo de música originário dos Estados Unidos.

:.
Momentos de Leitura na BE subordinado ao tema “Ciência e Poesia” - Na semana de 24        de Novembro, data do aniversário do poeta António Gedeão, pseudónimo do professor e        homem de ciência Rómulo de Carvalho, comemorou-se o Dia da Ciência em Portugal. Na        nossa escola houve muitas actividades dinamizadas pelos professores e alunos de ciências.

Dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia da Restauração da                         Independência e o Dia Mundial da Sida

:: Restauração da Independência

:: Dia Mundial da Sida

Neste dia 1 de Dezembro comemorou-se também os 75 anos sobre a publicação da                                                              "Mensagem"